quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

BRASÕES de FAMÍLIA

Brasões relacionados as origens das famílias de nossos ancestrais conhecidos até a presente data, 30/01/2020.
   

   

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

COMO OS FERREIRA VIERAM PARAR EM TERRAS NOVASSOURENSE

Em se tratando do Patriarca da família, Elizeu, relatos dos seus filhos Luzia Alves de Oliveira e Dorgival Alves de Oliveira nos conta que os três filhos mais novos de José Lino de Oliveira e Dona Ana Arestide de Oliveira, os jovens Elizeu, Jonas e Francisco fugiram de casa assim que seus pais vieram a falecer, pois recebiam maus tratos dos outros irmãos. 
Estes três irmãos fixaram moradia na localidade conhecida como Capim do Balaio, próximo a um local conhecido como Melancia o que seria mais tarde o Povoado Melancia. Elizeu adquiriu uma porção de terra que não se sabe se dividiu ou vendeu a seus irmãos Francisco e Jonas, depois adquiriu mais uma porção onde existia a fazenda Tanque Novo e ali estabeleceu moradia até idos dos anos 50 ou 60. Mais tarde adquiriu uma nova propriedade na Fazenda São Miguel estabelecendo-se ali com filhos e esposa até a sua morte em 28/07/1980.

Autor - André Almeida, 2020
Revisão - Tadeu Almeida, 03.02.2020

RELATOS DE DONA BENI


“Dona Beni”, minha mãe, filha de Dona Sinhá e do Avô Elizeu, nos conta que seu avô João Torquato do Nascimento veio da Itália para o Brasil e se casou com Joana Pereira filha de negros que descendiam de escravos libertos.
História nunca por mim confirmada, mas sempre acreditei, pois era uma honra ter tais pessoas em minha árvore genealógica.
Da. Beni cita seu avô paterno como JOSÉ LINO FERREIRA DE OLIVEIRA, também cita que estes membros da família estavam no Brasil desde o começo da 1ª Guerra Mundial que havia um tio paterno chamado Lázaro e os outros eram Francisco, Jonas, Samuel e Moisés.
Minha prima Noelha Silva de Oliveira, filha de Tia Izabel, neta de Dona Sinhá (Maria Alves de Jesus) disse que reza a lenda que Jonas Lino, Chico Lino e Elizeu Ferreira saíram de Serrinha/BA e chegaram ao Povoado da Melancia em Nova Soure onde conheceram suas futuras esposas, lá casaram e fixaram residência.

(informações não confirmadas até 28/01/2020)

Em busca de João Torquato e Joana Pereira

  https://isabelacouto.com/2016/10/16/ancestralidade/#jp-carousel-3630" border="0" data-original-height="430" data...