segunda-feira, 1 de junho de 2020

Como não amar Nova Soure e sua gente?

Nova Soure 76 anos de emancipação política

O que dizer de uma cidadezinha do interior da Bahia sem muita expressão no âmbito nacional? Mas com forte influência nas vidas daqueles que a conhecem e a amam!


Fotos da Sede de Nova Soure - Ba, vista aérea, foto da Igreja Matriz e foto do Mercado Municipal


As pequenas cidades do interior do Brasil sempre tem algo a nos ensinar, seja por sua gente acolhedora, seja pela sua culinária, seja pela sua cultura no geral. Sempre nos deparamos com algo que nos cativa nesses lugarejos e com Nova Soure no sertão baiano não é diferente. Cidadezinha distante da capital Salvador cerca de 240km, mas que tem em sua gente e em sua história muito o que nos ensinar. Cidade essa que já foi representada numa das grandes guerras mundiais, que já enfrentou canguaceiros, já viu inclusive um líder messiânico na figura do Conselheiro eregir uma capela que viria a ser sua Igreja Matriz, suportou e venceu a grande seca, viu seus primeiros habitantes da etnia Kiriris serem catequizados e posteriormente serem expulsos de seus territórios. Cidadezinha essa que possui a maior biblioteca rural do mundo, a Biblioteca do Paiaiá. A sua economia é basicamente agro familiar, pouco desenvolvimento tecnológico, mas com grande potencial desde que sejam bem explorados os recursos existentes.
O município surgiu do trabalho de catequização dos jesuítas, que uniram cinco aldeias em uma só, denominada Natuba, que em tupi-guarani significa "rio que não seca". Acredita-se que os indígenas da tribo dos Kiriris deram esse nome devido à aldeia ter ficado localizada nos arredores de um brejo,banhado por um riacho perene. Com a catequização e a junção de elementos portugueses, foi dada à aldeia o nome de Nossa Senhora da Conceição do Natuba. O município foi emancipado em 1754, e em 1758 recebeu, através de Carta Régia de 8 de maio de 1758, o nome de Vila de Nova Soure. Posteriormente teve o nome abreviado para Soure.
Em nossa amada cidade são realizados os festejos juninos sendo referência em toda a região, sempre inovando tanto com atrações maravilhosas quanto nos ornamentos para o período. A sua gente acolhedora torna este município único em toda a sua extensão. Assim como todo o restante do mundo Nova Soure sofre devido aos efeitos da pandemia de corona vírus, mas sua gente brava e guerreira não se entrega nem desiste de continuar lutando.
Parabéns Nova Soure pelos seus 76 anos de emancipação politica, de luta e história.



Texto.: Profº. Pesquisador. André Almeida, 2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário