TEXTO 1
Pedro Carvalho, pesquisador adiantado na investigação genealógica
da família, conta em seus estudos entender que Elizeu Ferreira de Oliveira era filho de José Lino de Oliveira e neto de Rita Constantina de Oliveira e Virgínio Eloy de Oliveira; “...Elizeu, ele é
Filho de José Lino que era filho de Rita Constantina e Virgínio Eloy...”..."minha
tataravó, Leonídia Constantina era irmã de José Lino."..."eu já cheguei até o tataravô de Rita Constantina."
Para mim, Elizeu neste estudo mostra uma ligação ainda não comprovada com Capitão José Ferreira de Carvalho (nascido em Serrinha, BA, em 1783, falecido em Araci/BA em 1866, filho de Manoel Ferreira Santiago e de Maria da Conceição. José Ferreira é o fundador da cidade do Araci na Bahia.
Para ilustrar o entendimento da história o trecho abaixo dará maior importância a comprovação deste conto familiar;
Nascido em 1783, filho de Manoel Ferreira Santiago e Maria da Conceição, casado com Maria do Rosário do Espírito Santo, teve nove filhos: Severo Fabiano de Carvalho, Ludovico Antunes de Carvalho, Rita Constantina de Oliveira, Antônia Francisca do Espírito Santo, Ângelo Fabiano de Carvalho, Francisca Rosa de Lima, Maria Fidélis de Lima , Carlota Ferreira de Lima e Antônio Martins Ferreira.
José Ferreira de Carvalho havia recebido título de capitão da guarda nacional que, segundo costume da época, tinha entre suas incumbências fundar vilas e povoações, que teriam jurisdição, liberdades e insígnias segundo foro e costume da época (Carta…, 1966, p. 193-202)[5]) e assim ficou conhecido na época, embora tenha se recusado a e se envolver em assuntos político quando confrontado[6], mas parecia ter em si anseio e impulso para a exploração de novas terras, pela fundação de lugares e de levar em diante suas convicções religiosas.
Residia na Fazenda Serra Grande, município de Serrinha. Após o casamento, foi residir na fazenda Pedrão, que pertencia a seu sogro, no município de Irará. Algum tempo depois retornou para a região então conhecida como Campo Limpo, no município de Serrinha. Firmando ali sua nova residência, na ocasião recebeu convite para se envolver na política por autoridades serrinhenses, no entanto ele mantinha alegação falta de vocação, negando então o convite, tendo sofrido, por esta razão, certa coação, resultando daí a sua retirada daquela fazenda, o que o levou a idealizar e comprar de um proprietário de nome Paulo Rabelo, residente na então Vila de Entre Rios, vinte léguas quadradas de terra, o correspondente a 120 km².
Foi nestas vinte léguas que José Ferreira de Carvalho fincou residência, dando nome de "Fazenda Raso"
Texto: Prof. Tadeu Almeida
Parte 2 retirado de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ferreira_de_Carvalho
Vo elizeu tinha um ditado " raça ruim do raso" se referindo as nossas travessuras
ResponderExcluir