![]() |
A expulsão dos judeus, em aquarela de Roque Gameiro. |
Sempre me pergunto se alguma das histórias que ouvi dos meus tios ou até mesmo da minha bisavó tinham alguma forma de serem confirmadas, porque ao analisar cada pedaço de informação ficava mais encantado ainda com os relatos, algum tempo após começar a conhecer essas histórias continuo me encantando por tais relatos e acontecimentos. Lembro-me de certa vez ouvir que os antepassados de vô Elizeu haviam fugido da Europa, pois estavam sendo perseguidos “numa guerra por serem de origem judia”, essa história me deixou curioso, pois não me recordava de ter ouvido falar sobre perseguições aos judeus com exceção ao episódio do Holocausto, mas então resolvi pesquisar: durante esse intento fui descobrindo que havia registro da presença destes em territórios portugueses e espanhóis, e que devido a conflitos internos esses judeus foram expulsos dos territórios hispânicos e posteriormente lusitanos, principalmente devido a um acordo matrimonial entre D. Manuel de Portugal com uma princesa espanhola, este acabou por promulgar um decreto dando prazo de 10 meses para os judeus deixarem os territórios portugueses. Muitos desses que fugiram de Portugal acabaram por vir para o Brasil e aqui se estabeleceram principalmente nas terras do nordeste brasileiro. Mesmo tendo estes empreendido fuga para além mar afim de não serem mais perseguidos pelo TSOI – Tribunal do Santo Ofício da Inquisição, encontram-se publicadas as documentações conhecidas sobre três visitações: entre 1591-1795 (Bahia, Pernambuco, Itamaracá e Paraíba), 1618-1620 (Salvador e Recôncavo baiano) e 1763-1769 (Grão Pará e Maranhão). Então assim temos “confirmações” desses relatos sobre essa tal perseguição por serem de origem judia. Recentemente ouvi relatos sobre os antepassados de vó Sinhá onde no decorrer da conversa fui informado de que o pai dela João Torquato era de origem espanhola, agora resta buscar saber se estes antepassados também eram de origem judia e se foram perseguidos.
Texto: Profº. Pesquisador André Almeida, 2020.
Fonte:
http://historialuso.an.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5139&Itemid=334
https://www.sciencedaily.com/releases/2012/05/120525103750.htm,
http://www.cidadeimaginaria.org/bib/JudeusCaldas.pdf
Segundo pesquisas recentes todas as pessoas com sobrenomes de animais e árvores são descendentes de judeus que vieram para o brasil no periodo destas perseguições aos judeus.
ResponderExcluirInformações importantes que ilustram bastante a publicação e tbm abre um novo olhar.
ExcluirAqui proximo a Araci. Existe a cidade de Serrinha cujos habitantes tem como sobre nome cordeiro,carneiro.pinheiro e moreira e é uma cidade fundada por descendentes de judeus.
ResponderExcluirLogo em breve estaremos publicando algo sobre essas duas cidades tbm.
ExcluirEu sou descendente de carvalho.moreira.pinheiro e oliveira.
ResponderExcluirEu sou desedente de Moreira.
ResponderExcluirOs Moreiras tem uma grande ramificação dentro da genealogia.
ExcluirParabéns pelo trabalho, sempre avançando na busca pelas origens.
ResponderExcluirObrigado, sinta-se convidado a compartilhar seus achados tbm conosco.
Excluir